O folhetim era a "novela" do século XIX, numa época em que não existia televisão, nem rádio, nem cinema. Esse gênero literário era publicado em capítulos, nos jornais, fazendo com que esse veículo de comunicação se popularizasse ainda mais, trazendo, além das notícias, entretenimento para os leitores.
Ler uma história em capítulos diários era uma maneira de estreitar os laços com o leitor, que através da fórmula do "continua amanhã..."esperava ansioso para saber as "cenas dos próximos capítulos".
Sem dúvida, o folhetim foi uma excelente maneira de fazer com que a literatura se tornasse mais divulgada e acessível à grande massa da população.
Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Inocência, de Visconde de Taunay, O Seminarista , de Bernardo Guimarães, são algumas das grandes obras de nossa literatura que foram publicadas primeiramente em folhetins.
E por que esse assunto, agora, aqui no blog?
Porque teremos também o nosso folhetim. Uma história escrita por alunos, um capítulo por semana, aventuras e romances...Você vai perder essa?
Todas as sextas-feiras...começando nesta semana, acompanhe o folhetim Páginas em Branco.
Até lá!
Parece que vai ser interessante...
ResponderExcluirNão vejo a hora!
ResponderExcluirEu soube disso acho que pela minha mãe.Gostei dessa iniciativa,professora quer nos viciar no blog ! rsrs.
ResponderExcluirHáááááááááá... Isso é um Folhetim??? que coisa não?
ResponderExcluirParece interessante ver um folhetim,e ainda mais um capítulo por semana.
ResponderExcluirMuito interessante. Poderia ter coisas assim hoje em dia, assim tornaria muito mais interessante e muito mais gente leria jornais.
ResponderExcluirProfessora vai ser bem legal, bom é o que eu espero. Lembrei do ano em que fizemos o jornal da escola foi uma experiência incrível!
ResponderExcluirVai ser engraçado, todos nós fazendo um folhetim, que demais!!!
ResponderExcluirTia Silvia, você já havia contado uma história sobre o folhetim ano passado, gostei, é bem interessante.
ResponderExcluirProf ano passado a senhora ja tinha comentado algo sobre os folhetins,que era um meio de comunicação muito utilizado naquele tempo para contar histórias(novelas),na qual saia um a cada semana e era um modo bastante interessante de entreter os leitores daquela época ... Nao vejo a hora de começarmos!
ResponderExcluirUal , gostei da idéia . *-*
ResponderExcluirInteressante
Gostei,parece ser muito interessante.
ResponderExcluir